Make your own free website on Tripod.com

Seleção de Astronauta

 SEGUNDA SELEÇÃO DE CANDIDATO BRASILEIRO A ASTRONAUTA

        A AEB e a NASA acordaram em postergar o início do treinamento do segundo candidato brasileiro a astronauta no Johnson Space Center (JSC) para 2002, tendo em vista a necessidade de melhor adequação entre os períodos de treinamento dos candidatos brasileiros e as respectivas épocas previstas para vôos na ISS.

        Conforme entendimentos com a NASA, nos próximos meses ela estará fazendo a programação do curso que terá início em 2002, quando definirá as vagas para estrangeiros. Assim que houver a confirmação da vaga para o treinamento do segundo candidato brasileiro, a AEB divulgará o edital de seleção.

        Somente após a divulgação do edital, serão aceitas as inscrições para a seleção. A previsão é que o processo de seleção ocorra em meados de 2001, devendo levar em torno de 4 meses entre a divulgação do edital e a seleção final.

        Poderão candidatar-se brasileiros de ambos os sexos, civis ou militares, que atendam basicamente aos seguintes requisitos:

  1. possuir diploma de Curso Superior ou título de pós-graduação em modalidades das áreas de Engenharias, Ciências Exatas ou da Terra, Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde, expedido por instituição civil devidamente reconhecida pelo MEC ou em Academias Militares de Formação de Oficiais;

  2. ter pelo menos 3 (três) anos de experiência profissional em uma das áreas definidas no item "a" após a conclusão da graduação. O título de Mestre ou Doutor é desejável e poderá substituir em parte ou totalmente a experiência solicitada, na seguinte proporção: mestrado corresponderá a 1 ano de experiência e doutorado a 3 anos;

  3. ter idade compreendida entre 25 e 45 anos em 1o de janeiro de 2002;

  4. ter domínio escrito e verbal do idioma inglês; e

  5. ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições de astronauta, segundo padrões a serem estabelecidos no Edital, tendo, como requisito inicial, exames médicos e psíquicos em validade.

 

INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO

        Trata-se apenas de um informativo prévio, sendo, portanto, passível de alteração.

        O Edital conterá informações detalhadas sobre as etapas e critérios da Seleção, bem como sobre o treinamento, vinculação e atividades posteriores.

        A seleção está sendo programada em dez etapas, todas eliminatórias, discriminadas a seguir:

Primeira Etapa - Compreende a verificação do cumprimento dos seguintes requisitos básicos: data de nascimento; nacionalidade; formação acadêmica e experiência profissional.

Segunda e Terceira, De caráter classificatório, compreende a análise de títulos, referentes à formação acadêmica e experiência profissional do candidato, a partir de informações prestadas no Formulário de Inscrição e no Curriculum Vitae.

Quarta, Compreende exame de conhecimento da língua inglesa, mediante prova escrita, objetiva e dissertativa, visando verificar a capacidade de entendimento e redação no idioma inglês.

Quinta, Compreende avaliação preliminar de aptidão física e mental, mediante exames médicos e psicológicos, com base nos requisitos do Curso de Formação de Pilotos de Prova, cujos critérios serão divulgados no Edital de Seleção.

Sexta, De caráter classificatório, compreende exame de aptidão específica, mediante entrevista em português, onde será avaliado o perfil do candidato de acordo com o Perfil para a Atividade de Astronauta, definido com base nos critérios de seleção da NASA para especialistas de missão internacional.

Sétima, Compreende avaliação preliminar de adaptação em vôo, mediante prova prática, com base nos requisitos do Curso de Formação de Pilotos de Prova, cujos critérios serão divulgados no Edital de Seleção.

Oitava, De caráter classificatório, compreende exame de aptidão específica e conhecimento da língua inglesa, mediante entrevista em inglês, onde será avaliado o perfil do candidato de acordo com o Perfil para a Atividade de Astronauta, definido com base nos critérios de seleção da NASA para Especialistas de Missão Internacional.

Nona, Compreende avaliação avançada de adaptação em vôo, mediante prova prática, com base no Curso de Formação de Pilotos de Prova, cujos critérios serão divulgados no Edital de Seleção.

Décima, Compreende avaliação detalhada de aptidão física e mental, mediante exames médicos, com base nos requisitos da NASA.

 

Perfil para a Atividade de Astronauta

Além destes pré-requisitos, o candidato é submetido a uma análise de aptidão, que avalia, dentre outros, os seguintes aspectos:

        Durante o processo de seleção os candidatos são avaliados em vários aspectos, sempre considerando o perfil necessário para atuar como um astronauta diante das diversas situações que, com certeza, serão enfrentadas.

        É preciso ter em mente que o trabalho em equipe é essencial e possibilita a formação de tripulações altamente integradas para lidar com um ambiente operacional, exigente e de isolamento, o que depende de honestidade, integridade, ausência de egoísmo e cooperação em cada membro da tripulação. O candidato precisa estar capacitado a aprender novas tarefas rapidamente e ter habilidade para trabalhar eficazmente em ambientes novos ou de mudanças rápidas.

        Além do interesse e entusiasmo, é desejável que o futuro astronauta reúna outras características como competitividade equilibrada, iniciativa e perseverança, além de uma saudável aspiração de sucesso, para sua própria satisfação, e visando um benefício maior, o do programa como um todo.

        O futuro astronauta deve mostrar uma atitude que demonstre respeito para com os diferentes gêneros, culturas e valores. Exemplos de indicadores positivos são viagens ao exterior e experiência de trabalho no exterior.

        Qualificações ou habilidades únicas são também consideradas. Este fator está incluído para assegurar que sejam consideradas características não usuais que possam indicar versatilidade excepcional, ou um talento raro, as quais salientem o valor de um indivíduo já bem qualificado

        Outro aspecto importante a ser considerado é a necessidade de disponibilidade para viagens freqüentes.

        Um astronauta enfrenta a necessidade de falar em público e, muitas vezes, para uma platéia variada. Estes atributos incluem aparência positiva, tato, equilíbrio, habilidade de pensar rápido, boa habilidade como ouvinte, escrita eficaz, ausência de hábitos pessoais obviamente irritantes, e boas maneiras. A habilidade em se comunicar eficientemente não é importante apenas para o ambiente de trabalho do dia-a-dia mas também para o sucesso de um vôo espacial